sábado, 7 de maio de 2011

HISTÓRIA DO MESTRE


Meu nome JOSÉ LUIZ PIRES,nas rodas sou conhecido como(ZÉ BEIÇO)natural da cidade de Paranaguá Parana,Filho de Antonio Manoel Pires e Cidalia Rodrigues Pires(inmemorian)começei minha trágetoria na capoeira no final da decada de 70, com um primo chamado Nelson,que foi aluno do contramestre Otácilio.Eu tinha pedido para o meu pai, para ele pagar as aulas na academia do contramestre,e ele não deu!foi ai que o meu primo falou: -Zé eu vou lá treina, depois eu te passo tudo!, e foi assim,acabava as aulas as 10:00 Horas da noite e ia-mos pro o quintal da casa da minha tia,treinava-mos até meia noite.num certo dia eu fui na festa de nossa senhora do Rocio a padroeira do estado do parana,e tava rolando uma roda lá!foi quando o contramestre falou,quem quizer, antra ai!e eu doido pra jogar que tavá não pencei duas vezes,dei aquele aú, todo torto,(saroba)depois da roda ele olhou e falou assim!rapaiz eu te conheço,você é aquele que fica acistindo minhas aulas .Depois disso não deichou mais eu acistir.Em 1980 outro aluno dele,chamado Nego Minho, começou ministrar aulas no clube do alicio no bairro da raia,e me chamou pra treinar,lá conheci Garaldo Ferreira da Silva (bacico) ele era primeira corda (verde)começamos a treinar juntos, ele me ensinou a tocar berimbau,o Nego Bacico era um cara curto e grosso,não era de falar muito,mais quando falava,falava com sabedoria,eu aprendi muito com ele!juntos fundamos um grupo pra treIinar sem mestre, chamado QUILOMBO DE PALMARES,até porque, aqui em Paranaguá não tinha mestre.O Nego Bacico ia uma vez por mês a curitiba na academia do mestre SERGIPE,um dia ele me convidou,vamos lá o mestre é legal!foi quando eu conheci ANTONIO RODRIGUES DOS SANTOS era uma sexta feira a academia era na rua pedro ivo esquina com a barão,la o bicho pegava!o mestre olhou pra min e falou que cordel você é?eu não tinha cordel,ele colocou um aluno primeira corda pra jogar comigo,eu não tinha corda mais eu treinava muito!e não deu pra ele,o mestre colocou outro aluno(mancha)branquinho cabelos encaracolados todo mitidinho,e meti o pé,deu certo!o mestre gostou demim,falou assim: _ Arruma o uniforme e vem sempre aqui na roda!e foi assim que comecei no "CENTRO PARANAENSE DE CAPOEIRA".Alunos do mestre SERGIPE na época,PITON,NILO SERGIO,ACIR,HUGO,JIM KELLY, MOURA , LEILA,FERRO VELHO,MANCHA,ZUMBI,CORRÓ,TEMEROSO,ADILSOM,ELOISA,KUNTA,RUBINHO,SERGIPINHO.Logo peguei a terceiro cordel(amarelo)um batizado pequeno,batizado de novenbro dentro da academia,pouco aluno,mais tinha muitos convidados,mestre SERQUEIRA,MESTRE BELISCO,MESTRE BUGUES entre outros.A terceira graduação era muito dificio pra pega,porque tinha poucas,verde,verde e amarelo,amarelo,amarelo e azul,azul(alono formado)verde amarelo e azul(contramestre)em 1985 pegei minha corda de professor e BACICO pegou de contramestre,em 1987 fundamos ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA ILÚ-AYÊ RAÇA EM LIBERDADE,onde a primeira diretoria era:presidente:GERALDO FERREIRA DA SILVA(BACICO)VICE:JOSÉ GILDO DA SILVA(ZEQUINHA)DIRETOR TECNICO:JOSÉ LUIS PIRES,SECRETARIO:WALTER VELOSO.

2 comentários:

  1. Por onde anda o mestre jim kelly, sou um dos ultimos alunos dele treinei com mestre jim kelly e fui aluno do nego mike.

    ResponderExcluir
  2. Por onde anda o mestre jim kelly sou um dos ultimos alunos dele e do nego mike.

    ResponderExcluir