terça-feira, 24 de maio de 2011

OQUE É SER UM MESTRE DE CAPOEIRA

MESTRE ZE LUIZ
tem pessoas que duram 20 anos na capoeira, porém treinam continuamente esses 20 anos. Já conheci muitos capoeiristas que começaram quando crianças, chegaram ao 3º ou 4º cordão e pararam uns 6 anos e só então retornaram. Depois, ele retorna à capoeira porém sem participação constante e mesmo assim vai se graduando anualmente, às vezes, até semestralmente e 3 ou 4 anos depois, já está formado.
Então, quando ele vai formar mestre com idade de 30 anos, começa a contagem de tempo na capoeira desde o primeiro ano que foi à capoeira, com seus 10 anos de idade. Logo, são 20 anos de capoeira, certo? ERRADO! Acontece que, durante esses 20 anos, o "mestre" parou durante 5 anos para estudar, depois foi fazendo capoeira "na maciota", uma a duas vezes por semana; parou durante uns tempos para se casar, depois parou de novo para trabalhar e assim foi levando ... mesmo assim, este mestre que, somando todo o tempo de capoeira, deve ter cerca de uns 10 anos, fala cuspindo na sua cara que
ele tem experiência, que tem tempo de capoeira
Essa é uma de minhas revoltas com a desorganização da capoeira. Não estou aqui pra ofender, maltratar ou discutir baixarias e sim para ter uma melhor compreensão do que é a capoeira e do seu estado atual. Ao contrário, amo a capoeira e gostaria que ela se tornasse cada dia mais uma referência para o esporte e a cultura brasileira.
A capoeira até pouco tempo atrás era
CRIME previsto em código penal; falo pouco tempo, pois há mestres vivos que
viveram essa realidade.
Durante a ditadura militar, os militares tentaram unificar a
capoeira e suas
graduações, e ainda não conseguiram...
Assim não tenho nenhuma VERDADE sobre este assunto, mas sugiro que...
perceba mais o ambiente da capoeiragem. E se deseja melhor compreender essa
realidade, procure entendê-la e não compara-la com outras formas de ensino.Ser mestre de capoeira é ter participação ativa,buscando conhecimento,participando de eventos,cursos e pricipalmente treinado para, quando chegar, poder mostrar algo que transmita conhecimento!oque adianta o cara ter o titulo de mestre e não saber nada de capoeira,nen a história muito menos os movimentos fundamentais para uma boa performace como cidadão.
A palavra 'Mestre' é muito forte. O Mestre é um símbolo, um orientador. Não se torna que é exímio capoeirista ou se julga intocável na roda; mais quem trabalha em prol da capoeira na sua projeção na sociedade. Ser Mestre é assumir um compromisso com a arte que se ama. Para isso é preciso respeito com a hierarquia, com a filosofia e experiência de roda."

“É necessário trabalho e tempo. Ninguém pode ser Mestre de Capoeira com menos de 40anos de idade. É preciso experiência de vida, conviver com a Capoeira e ser um bom capoeira”.

Mestre de Capoeira tem que ser uma pessoa especial, não pode ser qualquer pessoa que dá aula de Capoeira, que vira Mestre de Capoeira, ser uma pessoa que tenha uma consagração do povo, tanto da Capoeira como do povo em geral pelo trabalho que ele tem. O Mestre é um cara que representa o pai do aluno a mãe do aluno, o professor do aluno. O aluno confia muito nele. É o cara que dá as coordenadas de uma vida social e tem uma influência muito grande na formação de um garoto, de um jovem.Um Mestre deveria ter no mínimo 50 anos de idade, e ter participado ativamente da Capoeira e dos seus problemas.

3 comentários:

  1. Sabias palavras meu amigo, sou mestre de capoeira tenho 35 anos de idade, pratico capoeira desde os meus 9 anos, e nunca parei, tenho um trabalho na zona sul de São paulo, mais precisamente no Capão Redondo, somando tudo meu tempo de pratica de capoeira é de 26 anos.
    Fui reconhecido Mestre Pela comunidade Capoeirista de minha região a 4 anos atráz, sendo assim peço-lhe que me diga com toda a sua sabedoria que olhe meu trabalho e diga se eu preciso chegar aos 50 anos de idade para ser mestre de capoeira.
    Acredito que como vossa senhoria disse, tem que ter no minimo 50 anos de idade para ser mestre eu estou denegrindo a imagem de vcs como mestre de capoeira.
    Desculpe por estar falando desta maneira, mas imagino meu filho que tem 1 ano e dois meses ino para a escola e estudando do Jardim 1, Jardim 2, ai do 1 ano ao 9 ano, seguindo para o Ensino médio mais 3 anos. Faculdade dependendo do que ele quer ser. que seja Educação Fisica mais 4 anos, somando tudo daria 18 anos de Estudo isso e começando com 4 anos de idade no Jardim 1. Com 17 anos de idade ele seria um Professor de Educação Fisica, oque o Senhor acha disso.Esta Errado???
    Não sou melhor e nem quero ser, mas a realidade é que devemos primeiramente analizar,e não sei o por que a Capoeira, ou melhor, o capoeirista acha inconcebivel uma pessoa de 30 anos de idade ser mestre de capoeira sendo que ele a pratica desde seus 9 ano de vida.
    Desculpe Axé a todos.
    Obs: Não vou contra suas palavras, mas analize os fatos.
    Contatos:
    Orkut: guilhermecapoeira@hotmail.com
    capoeiraacade@hotmail.com
    e-mail: academestre_koquinho@hotmail.com

    Blog:http://sempredisposto-mestre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. caro amigo mestre, em resposta a sua análise da minha materia,fiquei muito contente que ela fez questionar a realidade que vivemos,tem casos e casos,eu me refiro a algumas pessas que se dizem mestre e não tem oque mostrar,ja não é o caso v.s senhoria, que se encaixa naqueles
    mestres,que como eu,apesar de não ter muita idade contribui e muito para o nosso esporte cultura brasileira.Eu tambem não tenho 50 anos, eu ministro aulas desde os meus 17 anos,tenho um trabalho solido porem pequeno,eu me formei mestre em 1993 portanto tinha 28 anos.Hojê ninguem quer ser aluno,muitos formam grupos sem mestres, e saem por ai
    graduando um monte de desgarrados e vira essa bagunça! o capoeira tem que ter raizes!,saber de onde veio e para quer ir,só assim ele pode traçar seu destino na sua vida capoeiristica.Parabens pelo trabalho e continui assim. mestre ZÉ LUIZ PARANAGUÁ-PR

    ResponderExcluir
  3. bacana estas discursoes e provocacoes dentro deste quisito de ser mestre em capoeira, o tempo e a idade realmente sao importantes, mais nao e isso que diz quem e realmente um mestre em capoeira e confuso estes criterios de hierarquias dos grupo tentando formar mestres em capoeira, na minha humilde opiniao, mestre nao se forma, se torna na sua vivencia e oralidade. a comunidade e quem reconhece este titulo e quem o consagra. nao adianta querer ser mestre a forca, na marra, usando a violencia em todos os aspectos. inclusive eu conheço varios que nem usam mais seus nomes de batismo nas apresentacoes formais, eles dizem assim: prazer mestre fulano. quando alguem pergunta qual e seu nome ele responde, eu sou o ''mestre cicrano'' isso e incrivel.
    desculpem mais ainda precisamos melhorar muito como ser humano.
    cicero alves
    mestre em capoeira em natal rn.

    ResponderExcluir